Pular para o conteúdo principal

O sistema de preparação de documentos LaTeX



O LaTeX (a pronúncia é Latek) é um sistema de composição tipográfica de alta qualidade que inclui funcionalidades específicas para produção de documentos científicos e técnicos. Atualmente o sistema é disponibilizado na forma de software livre para diversos sistemas operacionais e conta com uma vasta lista de pacotes para as mais variadas funções. O LaTeX foi criado na década 1980 por Leslie Lamport com base no sistema já existe TeX, criado por Donald Knuth em 1978. Desde então o LaTeX vem sido mantido e atualizado por pela equipe do LaTeX Project.

Diferente dos editores What You See Is What You Get (WYSIWYG) que mostram todas as formatações inseridas no texto, o LaTeX usa texto simples na escrita dos documentos. Toda estrutura e formatação do documento é feita por meio de tags específicas de forma semelhantes à linguagem HTML. Esse texto simples é então compilado para um formato de saída como PDF para gerar o documento final.

O código a seguir é um exemplo simples de artigo escrito em LaTeX:

\documentclass[12pt,a4paper]{article}

\usepackage[brazilian]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\title{O Sistema \LaTeX}

\begin{document}
\maketitle
A ideia central do \LaTeX\ é distanciar o autor
o máximo possível da apresentação visual da informação.

Ao invés de trabalhar com ideias visuais, o usuário é
encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos --- e,
consequentemente, independente da apresentação --- como capítulos,
seções, ênfase e tabelas, sem contudo impedir o usuário da
liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação.

A versão mais recente é a \LaTeXe.

% Isto é um comentário que não será processado. Ele serve apenas
% para fazer anotações não incluídas no resultado final. Atenção
% ao símbolo do comentário: porcentagem (%).
A seguir, a fórmula das combinações como um exemplo simplório
da capacidade matemática do \LaTeX:

\begin{eqnarray}
C_k^n &=& \frac{n!}{k!\cdot(n-k)!}
\end{eqnarray}
  
\end{document}


A figura a seguir mostra o documento resultante do código LaTeX anterior:


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX

A instalação do sistema LaTeX pode ser feita com os distribuições TeX Live (https://www.tug.org/texlive) disponíveis para diversos sistemas operacionais ou MiKTeX (https://miktex.org) específica para o sistema operacional Windows. No caso do linux a instalação pode ser feita diretamente pelos softwares de gerenciamento de pacotes. Mais especificamente, nas distribuições baseadas no Debian ou Ubuntu a instalação pode ser feita com o  seguinte comando:

sudo apt install latex-full

Apesar de podermos editar documentos em qualquer editor simples é  mais conveniente utilizar editores específicos para LaTeX que possuem ferramentas integradas para inserção de tags e compilação dos documentos. Os principais editores disponíveis atualmente são:

Existem diversos tutoriais gratuitos disponíveis para estudo de LaTeX. Dentre eles podemos destacar os seguintes materiais introdutórios:

Referências:

https://www.latex-project.org

https://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX

https://en.wikipedia.org/wiki/LaTeX


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finalização do projeto "Uso de softwares livres lúdicos com crianças em processo de alfabetização"

O projeto desenvolvido pelo grupo de estudo NESSOL, em parceria com a Associação Olga Chaves de Miranda (Rocinha), uma instituição que acolhe estudantes carentes no contraturno escolar, chegou ao fim. O objetivo desse projeto foi oferecer suporte à Rocinha por meio da utilização de uma sala de informática que estava subutilizada, promovendo a inclusão digital e social. A primeira etapa do projeto envolveu a análise do espaço e das máquinas da sala de informática. Foi constatado que apenas 4 dos 10 computadores estavam em funcionamento, com problemas de instabilidade. Graças à cooperação dos membros do Núcleo de Estudo em Software Livre (NESSOL) e a todos os computadores foram consertados e os softwares educacionais necessários foram instalados. Com a sala de informática organizada e os computadores funcionando, o projeto avançou para a preparação dos materiais didáticos e a escolha dos softwares livres mais adequados para a faixa etária de 6 a 12 anos. Em seguida, foram realizadas...

Python: A Linguagem de Programação que Impulsiona o Software Livre

Fonte: https://www.python.org e https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66047 No mundo da programação, uma linguagem pode se destacar por sua versatilidade, simplicidade e compromisso com o software livre. Um exemplo notório de sucesso é o Python que se tornou uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. Além disso, essa linguagem possui uma relação intrínseca com o movimento do software livre, o que tem contribuído para o desenvolvimento de projetos abertos e colaborativos. Python foi criado no final dos anos 1980 por Guido van Rossum com o objetivo de ser uma linguagem de programação acessível, legível e fácil de aprender. Desde o início, a filosofia do Python foi baseada em valores como transparência, liberdade e colaboração, que são princípios fundamentais do movimento do software livre. Essa conexão tem sido uma das principais razões pelas quais Python e o software livre se tornaram parceiros naturais. A adoção da licença de código aberto, conhecida com...