Pular para o conteúdo principal

Finalização do projeto "Uso de softwares livres lúdicos com crianças em processo de alfabetização"

O projeto desenvolvido pelo grupo de estudo NESSOL, em parceria com a Associação Olga Chaves de Miranda (Rocinha), uma instituição que acolhe estudantes carentes no contraturno escolar, chegou ao fim. O objetivo desse projeto foi oferecer suporte à Rocinha por meio da utilização de uma sala de informática que estava subutilizada, promovendo a inclusão digital e social.

A primeira etapa do projeto envolveu a análise do espaço e das máquinas da sala de informática. Foi constatado que apenas 4 dos 10 computadores estavam em funcionamento, com problemas de instabilidade. Graças à cooperação dos membros do Núcleo de Estudo em Software Livre (NESSOL) e a todos os computadores foram consertados e os softwares educacionais necessários foram instalados.

Com a sala de informática organizada e os computadores funcionando, o projeto avançou para a preparação dos materiais didáticos e a escolha dos softwares livres mais adequados para a faixa etária de 6 a 12 anos. Em seguida, foram realizadas atividades educativas semanalmente, atendendo em média 50 alunos por semana, distribuídos em 4 turmas.

Os resultados alcançados pelo projeto foram motivadores. Os alunos da Rocinha puderam ter acesso a uma nova forma de aprendizado, utilizando as ferramentas de software educacionais de forma lúdica. Através do uso dos computadores e dos softwares livres, as crianças puderam ampliar seu conhecimento e habilidades em informática, o que contribuiu para sua inclusão digital e social.

Além disso, o projeto possibilitou a melhoria da infraestrutura da sala de informática, com a limpeza, organização e conserto dos computadores. O banco Sicoob Credibam Bambuí em conjunto com o núcleo de estudos NESSOL promoveu a doação de 2 computadores onde contribuiu com a infraestrutura do laboratório de informática. A avaliação das atividades também foi positiva, com os alunos demonstrando evolução no uso dos computadores e na compreensão de conceitos relacionados à informática. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Python: A Linguagem de Programação que Impulsiona o Software Livre

Fonte: https://www.python.org e https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66047 No mundo da programação, uma linguagem pode se destacar por sua versatilidade, simplicidade e compromisso com o software livre. Um exemplo notório de sucesso é o Python que se tornou uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. Além disso, essa linguagem possui uma relação intrínseca com o movimento do software livre, o que tem contribuído para o desenvolvimento de projetos abertos e colaborativos. Python foi criado no final dos anos 1980 por Guido van Rossum com o objetivo de ser uma linguagem de programação acessível, legível e fácil de aprender. Desde o início, a filosofia do Python foi baseada em valores como transparência, liberdade e colaboração, que são princípios fundamentais do movimento do software livre. Essa conexão tem sido uma das principais razões pelas quais Python e o software livre se tornaram parceiros naturais. A adoção da licença de código aberto, conhecida com...

Distribuições Linux Brasileiras

Linux é um Sistema Operacional, assim como o Windows e o Mac OS, que possibilita a execução de programas em um computador e outros dispositivos. Linux pode ser livremente modificado e distribuído. Apesar desta interpretação ser simplista é perfeitamente correta e aceitável. Mas, em uma definição mais profunda e técnica, Linux é o nome dado apenas ao núcleo do sistema operacional, chamado de Kernel. Atualmente existem várias distribuições Linux ativas no momento, entre elas: Ubuntu, Mint, Fedora, Zorin, etc.. Mas você sabia que existem distribuições Linux brasileiras? Neste artigo, vamos demonstrar algumas distribuições brasileiras com grande qualidade 1 - Kurumin Foi uma distribuição linux brasileira muito utilizada, no qual foi destinada a desktop, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e out...