Pular para o conteúdo principal

Quatro Softwares livres para o trabalho home office

Durante a pandemia, muitas empresas foram afetadas e acabaram fechando as portas ou se adequando ao modelo de trabalho home office. Esse modelo de trabalho já estava presente em algumas empresas, mas não com muita força como nos dias de hoje e, acredito que veio para ficar. Como as pessoas agora estão trabalhando de casa, precisam instalar alguns aplicativos para poderem trabalhar, desde edição de documentos, planilhas e até edição de imagens para publicidades e etc. Pensando nessas pessoas, preparei uma lista com quatro softwares livres para o uso profissional ou até pessoal. Confira a lista a seguir:



LibreOffice

LibreOffice é uma suíte de escritório disponível para Windows, Mac e Linux. O LibreOffice é semelhante ao Pacote Office da Microsoft. Uma excelente alternativa ao Microsoft Office, onde temos todos os aplicativos semelhantes, como editor de planilhas Calc, um editor de documentos Writer, Impress para apresentações e etc. O software é desenvolvido pela comunidade, e é um projeto da organização sem fins lucrativos, a The Document Foundation.
Captura de Tela do editor de planilhas Calc do LibreOffice
Fonte: Autor



GIMP

GIMP é um programa para criação e edição de imagens com diversos recursos para seus trabalhos. Você pode customizar o GIMP com diversos plugins de terceiros, sendo uma excelente alternativa a softwares semelhantes como CorelDraw e Photoshop. Lançado em 1995, atualmente é mantido por um grupo de voluntários licenciados pela GNU General Public License e está disponível para Windows, Mac e Linux.
Captura de Tela do editor de imagem GIMP
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GIMP_2.10.0.png

GnuCash

GnuCash é um software para gestão financeira pessoal e para pequenos negócios, disponível para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais. O software permite controlar contas bancárias, receitas, despesas e ações. O GnuCash é bastante completo para gestão de finanças, implementando o Método das Partidas Dobradas nas transações e também permite a geração de relatórios do Fluxo de Caixa, A Pagar, A Receber, Livro Razão e etc.
Captura de Tela de Contas do GnuCash
Fonte: Autor


Kdenlive

Kdenlive é um editor de vídeo que consegue atender desde a edição básica ao profissional. Com Kdenlive, você consegue várias faixas de vídeo e áudio, onde você pode silenciar ou bloquear cada uma delas. O software conta com vários efeitos e transições para seus vídeos, correção de cores e ajuste de áudio. Em caso de quedas de queda de energia, o auto salvamento é realizado a cada poucos minutos, assim você não perde todo o progresso e também consegue manter versões do arquivo caso precise reverter para uma versão anterior. Atualmente o software é mantido por uma equipe pequena de desenvolvedores e está disponível para Windows, Linux e Mac OS X.
Captura de Tela do editor de vídeo Kdenlive
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kdenlive_20.04.1.png







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finalização do projeto "Uso de softwares livres lúdicos com crianças em processo de alfabetização"

O projeto desenvolvido pelo grupo de estudo NESSOL, em parceria com a Associação Olga Chaves de Miranda (Rocinha), uma instituição que acolhe estudantes carentes no contraturno escolar, chegou ao fim. O objetivo desse projeto foi oferecer suporte à Rocinha por meio da utilização de uma sala de informática que estava subutilizada, promovendo a inclusão digital e social. A primeira etapa do projeto envolveu a análise do espaço e das máquinas da sala de informática. Foi constatado que apenas 4 dos 10 computadores estavam em funcionamento, com problemas de instabilidade. Graças à cooperação dos membros do Núcleo de Estudo em Software Livre (NESSOL) e a todos os computadores foram consertados e os softwares educacionais necessários foram instalados. Com a sala de informática organizada e os computadores funcionando, o projeto avançou para a preparação dos materiais didáticos e a escolha dos softwares livres mais adequados para a faixa etária de 6 a 12 anos. Em seguida, foram realizadas...

Python: A Linguagem de Programação que Impulsiona o Software Livre

Fonte: https://www.python.org e https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66047 No mundo da programação, uma linguagem pode se destacar por sua versatilidade, simplicidade e compromisso com o software livre. Um exemplo notório de sucesso é o Python que se tornou uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. Além disso, essa linguagem possui uma relação intrínseca com o movimento do software livre, o que tem contribuído para o desenvolvimento de projetos abertos e colaborativos. Python foi criado no final dos anos 1980 por Guido van Rossum com o objetivo de ser uma linguagem de programação acessível, legível e fácil de aprender. Desde o início, a filosofia do Python foi baseada em valores como transparência, liberdade e colaboração, que são princípios fundamentais do movimento do software livre. Essa conexão tem sido uma das principais razões pelas quais Python e o software livre se tornaram parceiros naturais. A adoção da licença de código aberto, conhecida com...