Após o retorno das aulas presenciais, o centro de educação infantil Associação Olga Chaves de Miranda Cardoso (Rocinha), solicitou apoio ao IFMG CAMPUS BAMBUÍ para auxiliarem nas suas atividades, um desses pedidos foi a reativação da sala de informática que sofreu danos causados pela falta de manutenção, e realizar a continuação do projeto de inclusão digital que ocorreu no passado.
Diante disso, o núcleo de estudo NESSOL que visa promover o aprendizado e utilização de software livre, se disponibilizou à realização das atividades necessárias relacionadas à área de informática, uma vez que, viu a oportunidade de ajudar a comunidade com uso de softwares livres, na manutenção dos computadores e como processo de inclusão digital.
No primeiro momento, nós membros do núcleo de estudo, realizamos uma visita ao centro de educação para dimensionar o que seria necessário para iniciar o projeto. Onde foi identificado que de 10 computadores apenas 3 funcionavam, além da falta de alguns equipamentos periféricos: mouse, teclado, mousepad e pendrive.
Assim antes de se dar início ao projeto, escolhemos por realizar a manutenção dos computadores, onde foi feita a formatação de todas as máquinas e limpeza dos componentes. O sistema operacional escolhido foi a distribuição Linux Zorin OS 32 bits 15.3 Lite, onde em termos de desempenho se tornou adequado para utilização.
TuxMath: jogo educativo baseado no estilo arcade e de código aberto, onde seu objetivo é acertar o resultado da operação aritmética, onde busca auxiliar a aprendizagem matemática com suas operações básicas, na Figura 1 é mostrado uma das fases iniciais do jogo.
Figura 1 - Fase Inicial TuxMath. |
Figura 2 - Tela Inicial GCompris. |
Comentários
Postar um comentário